top of page

Remoção de Amianto

 

A Thermotelha é uma empresa autorizada pela ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) para a remoção de materiais contendo amianto friável e não friável. 

 

Com experiência acumulada desde 1994, a nossa empresa é líder de mercado na remoção, embalagem e  transporte a vazadouro autorizado de coberturas de fibrocimento e opera em todo o país, contando com uma equipa  de colaboradores com formação especializada em todas as atividades relacionadas com remoção de  materiais contendo amianto e uma vasta gama de equipamentos licenciados e normalizados  para efetuar estes trabalhos.

Formação

 

Dispomos de um quadro técnico com formação na remoção de amianto efectuada nos Estados Unidos da América no Institute for Environmental Educational e todos os nossos colaboradores possuem formação contínua em matéria de segurança nos trabalhos com amianto, trabalhos em altura e montagem de linhas de vida.  

Informação

 

Como uma das principais empresas do ramo em Portugal, temos o dever de informar sobre o que é o amianto e os perigos que o mesmo tem para a saúde humana.

Análises à concentração de fibras respiráveis no local de trabalho
 

Durante os trabalhos de remoção de materiais contendo amianto, realizamos ainda a monitorização do ar para determinação da concentração dos níveis de exposição às fibras de amianto. 

 

As análises são efetuadas por laboratório acreditado.

O que é o Amianto?

 

Amianto é o nome aplicado a um grupo de seis tipos de minerais que existem naturalmente no meio ambiente.

- Crisótilo (Cor branca)
- Amosite (Cor castanha)
- Tremolite
- Actimolite
- Anthophylite (Cor cinzenta)
- Crocidolite (Cor azul)
 

O fibrocimento é um exemplo de um material utilizado na construção civil no passado e não é constituído por 100% fibras de amianto, mas sim, por uma mistura entre cimento (do tipo Portland) e fibras de reforço (amianto). É um produto final contendo amianto e segundo o DL 266/2007, qualquer material contendo 1% de amianto é considerado um Material Contendo Amianto (MCA).

O fibrocimento era usado no fabrico:

- Chapas Onduladas para telhados
- Tubos de pressão para água (irrigação ou abastecimento de água)
- Tubos para drenagem e esgoto
- Tanques de armazenamento de água de pequeno porte
- Lareiras, entre outros

 

Quais os perigos do Amianto?

 

Existem três vias de exposição possiveis, a cutânea a ingestiva e a inalatória.


A inalatória é a principal via responsável pelos efeitos graves para a saúde associados à exposição ao amianto. A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos.


Pesquisas e evidências médicas na área da exposição ao amianto indicam que a inalação de fibras de amianto pode causar doenças como: asbestose, cancro do pulmão e mesotelioma.


A abestose é uma cicatrização fibrotica do tecido pulmonar. Esta cicatrização ocorre nos sacos de ar (alvéolos) zona onde a troca de oxigénio e dióxido de carbono ocorre. Os sintomas da abestose envolvem falta de ar, cansaço fácil, perda de peso, tosse excessiva e dores na parte superior do peito ou nas costas.


O cancro do pulmão tem diversas causas, incluindo a exposição a fibras de amianto (também o fumo do tabaco será uma causa, entre outras.). O cancro é um crescimento incontrolável de células e os sintomas são semelhantes aos da abestose.


O mesotelioma, cancro do peito ou do forro da cavidade abdominal. Se ocorrer na cavidade do peito chama-se mesotelioma pleural se ocorrer na cavidade abdominal chama-se mesotelioma peritoneal. É a mais debilitante de todas as doenças relacionadas com amianto, com o cancro a expandir-se rapidamente. A morte ocorre, muitas vezes, dentro de um ano de diagnóstico. Ao contrário da abestosis e do cancro do pulmão, o mesotelioma não tem uma clara relação com os níveis de fibras de amianto no ar. Os sintomas incluem perda de apetite, inchaço e espasmos.


A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 107.000 pessoas morrem por ano com cancro do pulmão, mesotelioma e abestose relacionado com a exposição ao amianto.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe qualquer risco associado á ingestao de amianto.

 

 

 

 

Informação Útil

Folhetos Informativos

 

 

 

 

 

 

 

Legislação

 

Decreto-Lei n.º 266/2007

Portaria n.º 40/2014

 

Guia das Boas Práticas

bottom of page