Reabilitação de Coberturas de Fibrocimento
De acordo com o “Guia das Boas Práticas para prevenir ou minimizar os riscos decorrentes do amianto” publicado pelo Comité de Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho (CARIT), “manter os materiais com amianto onde estão (em boas condições) é um procedimento seguro, desde que um controlo e uma gestão eficazes assegurem que quaisquer trabalhos de renovação futuros seguem as precauções necessárias no que se refere a esse amianto.”
O amianto apenas oferece perigo para a saúde quando os materiais que o contém se encontram degradados e podem libertar partículas para a atmosfera.
Quando o material se encontra em bom estado de conservação (por exemplo, telhados de fibrocimento) é, por vezes, mais aconselhável mantê-lo protegido e devidamente isolado, do que removê-lo.
O sistema de reabilitação dos telhados com amianto constitui uma alternativa mais económica à sua substituição e permite manter as excelentes características e funcionalidades deste tipo de material, prolongando a sua duração por largos anos.
Outra vantagem deste sistema é a redução dos custos ambientais associados à remoção do fibrocimento que é transportado para aterros, criando-se um problema ambiental para as gerações futuras. Esta problemática poderá ser evitada se as telhas existentes atualmente, forem mantidas na cobertura a cumprir a função para a qual foram fabricadas.

EB1 / JI nº1 da Apelação - 2013

Escola de Santa Maria (Setúbal) - 2012

Associação de Bombeiros Voluntários de Setúbal - 2012
Vantagens da Reabilitação
Redução dos custos ambientais (que advém do depósito
do fibrocimento em aterros) para as gerações futuras.
Aumento do desempenho térmico, da resistência e do tempo de vida do telhado.
Poupa o seu dinheiro e o ambiente.